SATEF - Seminário Anglicano de Teologia e Filosofia

SATEF - Seminário Anglicano de Teologia e Filosofia
Ensino com excelência

Teologia à Distância

Teologia à Distância
Chegou sua hora de se formar em Teologia!

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Amparo Legal

Amparo Legal

justicaA legislação brasileira regulamentou a categoria Curso Livre, que atende público a partir do nível fundamental, com objetivo de oferecer profissionalização rápida para diversas áreas de atuação no mercado de trabalho (ex: informática, atendimento, secretariado, webdesign ou na áreas do Direito, Medicina, Engenharias, Psicologia etc).
Já os Cursos Livres de Pós Graduação (Mestrado, Doutorado, Pós-Doutorado) não são com a finalidade profissionalizante, mas apenas para conhecimento, curriculares não tem validade OFICIAL.
As Escolas, Faculdades ou Universidades que oferecem este tipo de curso têm direito de emitir certificado ao aluno em conformidade com a lei nº 9394/96; Decreto nº 5.154/04; Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97).
Não há um limite determinado para a carga horária, podendo variar entre algumas horas ou vários meses de duração. Livre significa não existe a obrigatoriedade de: carga horária, disciplinas, tempo de duração e, diploma ou certificado anterior.
Existe no Congresso Nacional há anos um projeto de lei para regulamentar os cursos livres no MEC, mas não existe consenso, pois existem diferentes métodos, currículos e material didático; é mesmo muito difícil criar um padrão pelo MEC. Agora o Profissional terá certificado pelo conhecimento prático, basta apenas fazer uma prova sem a necessidade de estudar qualquer livro.
Lembrando que Curso livre não tem vínculo nem reconhecimento pelo MEC/CAPES. Esses cursos tem validade legal para diversos fins, porém não podem ser convalidados, validados ou chancelados por escolas reconhecidas pelo MEC/CAPES.
Toda Escola ou Faculdade de curso livre é proibida de oferecer cursos de Graduações como OFICIAIS reconhecidos pelo MEC/CAPES e, nem emitir Diplomas como SUPERIOR. Somente diplomas livres conforme entendimento do STF (RTJ, 89:367), seminários ou escolas religiosas, podem emitir certificados de teologia em nível de bacharel, graduação ou superior para os seus alunos, conforme Parecer CES 241/99, CES aprovado em 15/03/99.
Vide também legislação pertinente a Cursos de Bacharel em Teologia Conforme consulta realizada a Central de Atendimento do Ministério da Educação Protocolo nº1627155 em 10 de maio de 2010.
Sobre o curso de teologia, o interessado deve consultar a seguinte legislação: Parecer CNE/CES Nº 241/1999 Parecer CNE/CES Nº 63/2004 Parecer CNE/CES Nº 287/2004 Parecer CNE/CES Nº 429/2005 Parecer CNE/CES Nº 29/2006 Parecer CNE/CES Nº 118/2009.
Todos os cursos ministrados pelo SATEF são classificados como cursos livres e não são reconhecidos pelo MEC. Porém, após a conclusão do curso de Bacharelado em Teologia e caso o discente preencha os requisitos poderá, caso seja, do seu interesse validar seu diploma junto a entidades devidamente autorizadas pelo MEC.

terça-feira, 15 de julho de 2014

Teologia a Distância no SATEF - Como funciona?



Como funciona o curso de Teologia à Distância?
1-      O curso é dividido por matérias, afim de facilitar o máximo possível, o aluno faz o pagamento da matéria e recebe via e-mail  todo o material de estudo referentes aquela matéria, o aluno poderá solicitar quantas matérias estiverem ao seu alcance, sendo assim poderá concluir seu curso em tempo recorde.
2-      Receberá também todos os trabalhos a serem realizados e devolvidos ao SATEF para serem corrigidos.
3-      Com a ajuda dos materiais e apostilas enviados e a ajuda de uma boa enciclopédia bíblica e livros indicados, o aluno com certeza irá realizar os trabalhos e provas com facilidade.
4-  Ao final do curso o aluno receberá o diploma juntamente com o histórico escolar, ambos com firma reconhecida em cartório.

Há um suporte on-line onde o aluno poderá tirar suas dúvidas e receber orientações

Porque Devo Estudar Teologia?


  • Porque Devo Estudar Teologia Por Marcos Aurélio Dos Santos
  •  Ao contrario do que muitos pensam o estudo da teologia não se restringe apenas aos intelectuais e acadêmicos. A teologia é tarefa para todos. Não é um meio de se destacar entre os sábios e entendidos em matéria de religião, também não é um estudo direcionado em conhecer a totalidade da revelação de Deus ao Homem, pois isto não irá acontecer, visto que nossa limitação não pode compreender a revelação de Deus de forma completa, pois ele é eterno e infinito, ao passo que somos pecadores limitados (1 Cor.13.9-12). Digo que é um meio de termos um relacionamento mais próximo com o Eterno, de conhecermos seus atributos, sua vontade, a teologia nos leva ao encontro da graça de Deus. Não somente um meio de exercício do intelecto, numa tentativa de conhecer a vontade de Deus para nós, mas uma dádiva de Deus para nós com propósito de se fazer conhecido por meio das Escrituras, e isto é para todos que desejarem se esmerar no estudo dela. O professor e teólogo Solano Portela em Seu artigo por Título “O Estudo da teologia e as Escrituras” diz: “Estudar teologia não é uma área segregada à academia teológica; não pertence à esfera de intelectuais maçantes que se preocupam em descobrir e firmar termos técnicos incompreensíveis aos demais mortais; não é monopólio daqueles que escrevem livros meramente para adquirir a respeitabilidade e admiração de seus colegas docentes; nem pertence a mosteiros anacrônicos, que procuram se aproximar de Deus distanciando-se do mundo que Ele criou. Mas é tarefa de todas as pessoas”. (Fonte:monergismo-mores.blogspot.com.br) O estudo da teologia é uma tarefa para todo cristão. Erramos quando não nos esforçamos na leitura e reflexão das escrituras. Jesus nos adverte em sua palavra sobre a questão e, portanto pecamos quando não damos crédito a ela. Corremos sério risco de cairmos no engano produzindo erros de interpretação de textos bíblicos que pode nos levar a uma fé errante. Leia a crítica de Jesus feita aos seus opositores sobre a questão (Mt.22.29; Mc.12.24; 14.49). Uma teologia sadia, livre de pressupostos humanos, feita com análise cuidadosa, visto que há várias correntes teológicas em nosso meio,
  • certamente nos ajudará a encontrar um caminho mais seguro na busca da maturidade. O estudo e reflexão das escrituras, acompanhado de oração, humildade e submissão ao Espírito Santo, resultará em uma compreensão mais profunda sobre a pessoa de Jesus Cristo, como também nos dá maior clareza quanto a nossa identidade cristã, nos levando ao exercício de uma espiritualidade mais centralizada em Cristo. Nesse estudo, Teologia e oração devem ser duas amigas inseparáveis, pois ambas devem caminhar juntas. Teologia sem oração resulta em racionalismo teológico onde o aluno corre sério risco de tornar um intelectual racionalista sem muitas experiências relacionais ou quase nenhuma intimidade com o Eterno. Teologia sem oração produz teólogos com pensamentos liberais em extremo, pois a falta de oração e humildade no estudo da teologia aniquila a fé. Oração sem teologia resulta em uma fé alienada. Fé que não reflete, não pensa, não constrói convicções seguras nas escrituras, fé que está sujeira a manipulação, fé aprisionada nos grilhões da ignorância resultando em um analfabetismo teológico fé induzida pelas massas, pelo falso discurso, fé vacilante. Como bem disse John Stott: “Crer é também pensar”. Fé que não pensa impede o avanço da maturidade. A teologia também exerce papel importante no tocante à libertação de tradições, formalismos e legalismos que permeiam nos sistemas denominacionas ultrapassados. São dogmas e tradições criados e impostos por homens que em nome da denominação,coloca-os acima das escrituras, onde tais pensamentos não encontram sustentação bíblica e teológica. A teologia alarga a visão, fazendo o cristão enxergar novos horizontes, fazendo análises, releituras e reinterpretações numa perspectiva mais escriturística, com bases mais sustentáveis da revelação de Deus ao homem. Não que através da teologia sejamos transportados para outra esfera com pensamentos liberais e críticos, ao ponto de negar fundamentos como inerrância das escrituras, sua infalibilidade e ouros conceitos reformados, mas uma análise que busca uma proximidade de um relacionamento amoroso com Deus e com o próximo, livres das interpretações, ritos e tradições baseadas em maquetes religiosas. É na teologia que encontramos a liberdade de expressão onde por meio da liberdade em Cristo Jesus revelada em sua palavra, poderemos formar uma linha de pensamento teológico livre de manipulações e pressupostos humanos onde o teólogo passa a
  • desenvolver uma teologia reflexiva equilibrada, passando assim a uma melhor compreensão de questões como Reino de Deus, Liderança, fé, Escatologia, predestinação e livre arbítrio e dentre outros temas dentro do campo da teologia. A teologia é tarefa para todos porque Deus deseja em seu infinito amor deseja amar e ser amado. É o eterno que através da teologia deseja se revelar a toda à humanidade. O ser humano em seu estado de depravação e pecado está incapacitado de se aproximar de Deus, e somente por intermédio da pessoa de Jesus Cristo é encontrada esta possibilidade. É neste cenário que entra o estudo da teologia. Não em outro lugar, se não nas escrituras o homem encontra Deus revelado na pessoa do Filho Unigênito, O Cristo encarnado, O Deus que se fez homem e habitou entre nós, O Jesus de Nazaré, O verbo vivo, O Deus de toda eternidade. A teologia cumpre seu papel dando a todos a possibilidade de conhecer e desfrutar da maravilhosa graça de Deus revelada nas escrituras. Para muitos estudar teologia é um meio de se destacar entre os demais numa maneira de alimentar o ego ou uma tentativa de conhecer Deus em sua totalidade, o que certamente não acontecerá. Para outros, e nisto lamento,a teologia é uma forma de receber alguma ordenação de sua denominação ou enganosamente entender que fazendo teologia receberá título de pastor, bispo, padre, presbítero e etc. Deve-se fazer teologia simplesmente para Servir a Deus e aos irmãos. O tempo de estudo, as pesquisas, o investimento financeiro e tudo mais, são puro desperdício se a motivação não for servir no Reino De Deus. Aos estudantes de teologia cabe a árdua tarefa de levar a igreja a trilhar no caminho de uma verdadeira espiritualidade, uma vida que imita a Cristo, ensinar uma teologia que revele a graça de Deus como de fato ela é, sem camuflagem, sem artifícios humanos, uma teologia que parte do coração de Deus, que coloca Cristo como centro, uma teologia que produz vida, e vida com abundancia. A Deus Toda a Glória!

Grade Curricular do Curso de Teologia





Grade Curricular de Teologia

Arqueologia e Geografia Bíblica
Administração Eclesiástica
Didática Geral
 Mariologia
Ética e Cidadania e Relações Humanas
Evangelismo
Introdução a Filosofia
Introdução a Sociologia
Introdução a Antropologia
Introdução a Psicologia
Introdução a Liturgia
Hermenêutica
História dos Hebreus
História da Igreja
História do Anglicanismo
Homilética
Lingua Brasileira de Sinais
Latin
Língua Grega
Língua Hebraica
Metodologia do Trabalho Científico
Música
Português e  Literatura
Religiões Comparadas
Teologia da Educação Cristã
Teologia Bíblica I - Antigo Testamento e exegese
Teologia Bíblica II - Novo Testamento e exegese
Teologia Contemporânea
Teologia Sistemática I - Doutrina de Deus (Teologia)
Teologia Sistemática II - Doutrina de Cristo (Cristologia)
Teologia Sistemática III - Doutrina do Espírito Santo (Pneumatologia)
Teologia Sistemática IV - Doutrina do Homem (Antropologia)
Teologia Sistemática V - Doutrina da Salvação (Hamartiologia)
Teologia Sistemática VI - Doutrina da Igreja (Eclesiologia)
Teologia Sistemática VII - Doutrina dos Anjos (Angelologia)
Teologia Sistemática VIII - Doutrina das Últimas Coisas (Escatologia)
Teologia Sistemática IX – Doutrina das Sagradas Escrituras (Bibliologia)
Teologia Sistemática X - Doutrina da Salvação (Soteriologia)
Estágio Supervisionado
TCC – Trabalho de Conclusão de Curso

Obs. A grade curricular poderá ser alterada de acordo com as decisões da comissão específica.






















Nosso objetivo


O SATEF – Seminário Anglicano de Teologia e Filosofia tem como objetivo a preparação de pessoas vocacionadas ou que busquem vocação ministerial, mediante ensino sistematizado de matérias que os capacitem intelectual, espiritual, moralmente para a vida. Esta preparação será feita através de uma programação firmada em princípios da cultura, da civilização e da vida cristã, capacitando o cidadão a uma vida mais digna na sociedade. O SATEF oferece CURSO LIVRE , em nível de BACHARELADO em TEOLOGIA, com duração de três anos em regime integral em nosso mosteiro. Oferece ainda, CURSO MÉDIO em TEOLOGIA, BÁSICO em TEOLOGIA, com duração de 2 anos, respectivamente. Estes são cursos livres com a única intenção de preparar obreiros para a seara do mestre. Temos ainda um CURSO À DISTÂNCIA, sem tempo determinado.   O SATEF pretende, em futuro próximo, oferecer outros cursos de nível superior, bem como o de PÓS-GRADUAÇÃO

Quem somos



O SATEF-Seminário Anglicano de Teologia e Filosofia capacita os fiéis das igrejas locais e os vocacionados para trabalhar mais e melhor no Reino de Deus.
Somos um órgão oficial da Igreja Anglicana do Brasil, e administrado pela OPA-Ordem dos Pregadores Anglicanos e poderá estudar nele todos aqueles que estiverem dentro dos requisitos solicitados.
Para nós, o conceito de Qualidade Total é mais amplo: não se forma o intelecto e a competência sem a formação do caráter.
Nossa preocupação não se limita apenas ao aspecto acadêmico. Nossa atenção também está voltada para a pesquisa e reflexão (SABER/REFLETIR), mas também considera a formação ministerial prática (FAZER), a formação afetiva (SENTIR), relacional (CONVIVER) e, mais do que isso, a formação do caráter (SER).
Compreensão das Escrituras, comunicação eficaz da fé cristã, serviço, espírito cooperativo, vida piedosa. Tudo isso faz parte de nossa matriz curricular.

Para isso, contamos com professores bem preparados, estágios supervisionados, integração com igrejas locais, biblioteca e outros recursos.